Sobre o Finanças em Pílulas

O Finanças em Pílulas é um projeto independente de educação financeira na internet.

Objetivamos reunir pessoas em busca de um objetivo comum: alcançar maior liberdade e independência financeira.

Me chamo Natanael Pena, sou graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Segurança Cibernética, atuo há mais de 15 anos no mercado financeiro e possuo certificação CEA pela Anbima.

CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento) “é uma certificação que habilita profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimentos. Eles podem recomendar produtos de investimentos para clientes em diversos segmentos, além de assessorar gerentes de contas”.

A autenticidade desse documento pode ser verificada no site da ANBIMA, na área do profissional.

Embora a minha especialização esteja orientada em investimentos, o objetivo primordial desse site é priorizar conteúdos relacionados à psicologia financeira e organização pessoal e como sair das dívidas, para auxiliar as pessoas a saírem ou, ao menos, reduzirem as suas dívidas.

Essa abordagem, além de refletir minha própria experiência em relação às dívidas, é necessária em razão de quase 80% das famílias brasileiras estarem endividadas e, desse total, 30% viverem em um estado constante de inadimplência.

Tenho convicção de que esse tipo de conteúdo pode transformar vidas.

Ao longo dos anos, pude observar diretamente o impacto da desorganização financeira na vida das pessoas e o quanto a falta de investimento nessa área pode levar à dívidas, independente do seu grau de instrução ou profissão.

Também é notório os relatos de pessoas que conseguiram uma vida mais tranquila, livre e independente após aprofundarem seus conhecimentos sobre ganhar e poupar.

Sem cumprir essas etapas não há porque se falar de investimentos, exceto pela formação da reserva emergencial.

Importante observar que muitos influenciadores renomados, que abordam finanças pessoais, em sua maioria, dedicam 80% do seu conteúdo aos diversos tipos de investimentos. Ou seja, salvo raríssimas exceções, eles se dirigem a somente 20% das famílias.

Chega a ser assustador como o Princípio de Pareto se aplica a esses percentuais.

Além disso, esses influenciadores, embora também ensinem como sair das dívidas, em sua maioria, dificilmente conheceram a realidade de estar endividados ou passaram por essa experiência.

Com muito bem dito pelo Leandro Ávila, do Clube dos Poupadores, um país próspero e rico só pode ser construído por pessoas e famílias que prosperam por dominarem os conhecimentos relacionados ao mundo das finanças. Por isso, assim como ele, também dedico parte do meu tempo diário a essa missão.

Outro aspecto importante é desarraigar da cabeça das pessoas as crenças limitantes sobre o dinheiro que dominam o país há muitas décadas e as impede de estabelecerem, no mínimo, uma vida equilibrada em relação às suas finanças pessoais e familiares.

Este é um projeto pessoal, livre e independente. É minha maneira de contribuir para a construção de um futuro melhor para todos.

Acredito firmemente que a educação é a ferramenta mais poderosa que podemos utilizar para mudar o mundo. As verdadeiras riquezas do mundo estão nas mãos daqueles que possuem uma educação financeira específica voltada para a independência financeira.

Tudo o que compartilho aqui é baseado em minhas próprias experiências pessoais e vivência com pessoas de todos os perfis imagináveis. Desde as investidoras, passando pelas endividadas, até aquelas que são apenas equilibradas.

Este material baseia-se no princípio fundamental da liberdade de expressão, garantido pelos artigo 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988.

Ao leitor, há dois princípios que considero vitais, tanto para a leitura do conteúdo desse blog, como para tudo na vida.

1) Princípio da Autodeterminação: Qualquer decisão tomada após a leitura deste conteúdo é de inteira e exclusiva responsabilidade do leitor.

2) Princípio da Investigação: Não aceite cegamente nada, nem mesmo o apresentado aqui.

Por isso, explore outras fontes, reflita e forme suas próprias opiniões com base em suas experiências pessoais.

As informações sobre investimentos mencionadas neste site/blog têm caráter educativo e não devem ser interpretadas como recomendações específicas.